top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XXXIV FESTIVAL RTP DA CANÇÃO PORTUGUESA 1997

Em 1997 a RTP quis voltar aos sistema das semifinais, abrindo concurso público para a aceitação de originais, a fim de selecionar 15 canções de onde sairiam cinco para a grande final.
A RTP recebeu 224 propostas. O júri de seleção, composto pelos jornalistas  Jaime Fernandes e Nuno Infante do Carmo, assim como por Simone de Oliveira (cantora) e Fernanda Ferreira (presidente do júri e representante da RTP), escolheu os 15 temas que competiram em cinco semifinais inseridas no programa Há Horas Felizes que teve apresentação de Isabel Angelino.
Em cada uma destas semifinais foram apresentadas três canções que ficavam à votação do público  Este programa era emitido aos sábados, a partir das 18.45h.  A votação abria após o fecho de cada emissão, cerca das 20h e prolongava-se durante quatro horas. O  tema mais votado pelos telespetadores transitava para a final do Coliseu dos Recreios de Lisboa.

A juntar às cinco canções apuradas nas semifinais estavam mais três temas que foram fruto de convites, por parte da RTP, aos três compositores, cujos temas ficaram mis bem posicionados no Festival da Canção de 1996. Assim, face à não aceitação de Pedro Osório (1º classificado em 1996) em concorrer, foram convidados João Mota OliveiraThilo Krasmann  José Cid.

 

A final do Festival da Canção 1997 decorreu no Coliseu dos Recreios de Lisboa, no dia 7 de março e teve apresentação de Cristina Caras Lindas e de António Sala.
A disputar o direito de representar Portugal no ESC estiveram os Oriundi, Raquel Alão, Cristina Almeida, Telmo Miranda, os Meninos da Sacristia, Sónia Mendes, Célia Lawson e Susana Pinto.
Raquel Alão foi distinguida com o Prémio de Interpretação pela defesa do tema Quando eu te beijo.
Os 22 júris distritais e o televoto que funcionou como o 23º júri escolheram a canção Antes do adeus, com poema de Rosa Lobato de Faria, música de Thilo Krasmann e interpretação de Célia Lawson como a nossa representante no Festival Eurovisão da Canção.

A segunda parte da final do Festival da Canção foi preenchida com o espetáculo concebido por Filipe La Féria que se intitulou Porque é que nunca ganhámos a Eurovisão?  com Carlos Paulo, Maria Vieira, Miguel Dias, António Calvário, Filipa Batista, Hugo Franco, Paula Valério, Michael Figueiredo, Lúcia Moniz, Helena Isabel, Cidália Moreira, Bruno Nicolau, Paula Sá, Ricardo Afonso, Carla Moreno, Pedro Fernandes, Simone de Oliveira, Hugo Rendas, Tonicha e Alexandra.

bottom of page