INFORMAÇÃO SOBRE O XXXVI FESTIVAL RTP DA CANÇÃO PORTUGUESA 1999
Este ano o Festival da Canção teve lugar a 8 de Março na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico, posteriormente denominado como Altice Arena.
A condução de toda a emissão foi assegurada por Alexandra Lencastre e por Manuel Luís Goucha.
O maestro José Marinho foi o Diretor Musical deste festival.
Em 1999 a RTP decidiu abrir concurso para a aceitação de originais que foram analisados pelo júri de seleção, composto por Nuno Figueira e Paula Velez da RTP, pela cantora Anabela, pelo diretor musical do festival, o maestro José Marinho e pelo radialista Armando Carvalheda.
O Festival da Canção foi dividido em três partes.
Na primeira parte assistiu-se ao desfile das oito canções apuradas que foram interpretadas por grupo Tempo, Liliana Pinheiro, Francisco Ceia, Rui Bandeira, Sofia Froes, Célia Oliveira, Tó Leal e Filipa Lourenço.
Na segunda parte foi feita uma homenagem ao cantor, autor e compositor José Afonso em que intervieram Irene Cruz, Vitorino, Janita Salomé, Filipa Pais, Ana Sofia Varela, Grupo Coral dos Camponeses de Pias e o Grupo Coral da Casa do Povo de Serpa.
Na terceira e última parte do evento procedeu-se ao apuramento da canção que nos iria representar no Festival da Eurovisão e também à atribuição do prémio referente à melhor interpretação.
Estas decisões couberam ao júri distrital que esteve reunido nos centros de produção da RTP.
Maria Manuela Furtado foi a presidente do júri sem direito a voto.
O Troféu Melo Pereira, referente à melhor interpretação foi entregue a Célia Oliveira pela defesa do tema Ser o que sou.
Rui Bandeira foi o grande vencedor da noite com a canção Como tudo começou, uma composição de Jorge do Carmo (música) e Tó Andrade (letra).
A canção vencedora deste festival teve como prémio 5 milhões de escudos equivalente a cerca de 24940 €.
Como tudo começou encerrou as representações portuguesas na década de 90 e do Século XX na Eurovisão.