INFORMAÇÃO SOBRE O XXX FESTIVAL RTP CANÇÃO 1993
Em 1993 a RTP abriu concurso público para a aceitação de originais, com vista ao apuramento da canção que a representasse no Festival da Eurovisão.
A estação pública de televisão recebeu 502 originais, tendo o júri de seleção apurado numa primeira fase 48 canções que após nova audição reduziu este número a 28 e posteriormente aos 20 temas semifinalistas que foram divulgados nas cinco eliminatórias no programa Sons do Sol, emitidos aos domingos à tarde, com apresentação de Júlio Isidro.
No final destas cinco apresentações as oito canções mais pontuadas passaram à grande final do Teatro S.Luiz que teve lugar a 11 de março.
Este júri foi composto por Carlos Mendes, Dulce Pontes, Fernando Tordo, João Filipe Barbosa e Rita Guerra.
A final do 30º Festival da Canção foi apresentada por António Sala e por Margarida Mercês de Melo.
Após o desfile das oito canções concorrentes assistimos ao espetáculo As Canções do Século, com as vozes de Helena Vieira, Lena d'Água e de Rita Guerra.
Depois o júri distrital pronunciou-se e decidiu enviar para o Festival Eurovisão da Canção o tema A Cidade (Até Ser Dia) defendida por Anabela, então com 16 anos. Esta canção teve autoria de Pedro Abrantes, Marco Quelhas e de Paulo da Costa, com orquestração de Fernando Abrantes.
Anabela foi ainda galardoada com o Prémio de Interpretação.