INFORMAÇÃO SOBRE XXVIII FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 1991
Neste ano a RTP dirigiu convites a várias editoras discográficas para apresentarem as suas propostas para o XXVIII Festival RTP da Canção e foram quatro as que aceitaram este desafio da estação pública de televisão.
A editora Ovação apresentou a concurso Mariel com o tema No Teu Sorriso e Emanuel que defendeu a composição Com Muito Amor.
A editora Discossete trouxe ao palco do festival Toy e Carla Sofia que interpretaram Até Quando? e Te Amo e Não Pensei, respetivamente.
A Namouche cocncorreu com T & Gus que cantaram Bye Lili Bye e com Dulce Pontes que fez emergir a Lusitana paixão, para ficar para sempre na história da música ligeira portuguesa.
A editora Emi Songs esteve em competição com os Blocco e com o duo Paula Monteiro & Pedro Chaves, com os temas Fazer Uma Canção e Sem Adeus, respetivamente.
Este Festival da Canção realizou-se a 7 de março, na então F.I.L. Feira Internacional de Lisboa, na Junqueira, em Lisboa.
A apresentação esteve a cargo de Ana Paula Reis e de Júlio Isidro, numa emissão dedicada ao cinema português.
O entre act que aconteceu na 2ª parte do espetáculo esteve de acordo com a temática deste festival, tendo consistindo numa rapsódia musical do cinema português a que deram voz António Pinto Basto, Lena d’ Água, Nucha, Luís Filipe, Paulo de Carvalho, Olívia e Marina Mota.
No final da emissão Dulce Pontes e Lusitana paixão consagraram-se como as grandes vencedoras da noite, tendo a cantora recebido também o prémio de interpretação.