top of page

INFORMAÇÃO SOBRE O XXV FESTIVAL RTP DA CANÇÃO 1989

Em 1989 o Festival da Canção cumpria a sua 25ª edição. A RTP escolheu a cidade de Évora para ser a grande anfitriã desta final nacional para a Eurovisão.

 

O XXV Festival da Canção decorreu a 7 de março no Teatro Garcia de Resende. A apresentação esteve a cargo do do maestro António Vitorino de Almeida e da atriz Manuela Carlos.

 

A estação pública de televisão convidou algumas editoras discográficas a apresentarem um tema para o Festival da Canção, sendo da responsabilidade das editoras a escolha dos autores, compositores, intérpretes e canções.
As seguintes cinco editoras aceitaram este desafio e apresentaram as suas propostas:
A MBP apresentou Marina Mota, a SBK concorreu com os Eccos, a Ovação com Lenita Gentil, a Valentim de Carvalho trouxe ao festival  José Alberto Reis e a Discossete os Da Vinci.


Esta foi uma emissão algo longa que contou com as presenças de Marie Myriam, José Cid, José Viana, Octávio de Matos, Nicolau Breyner e do Coro dos Mineiros de Aljustrel.
Um dos momento altos de toda a emissão foi a homenagem a Ary dos Santos protoganizada por Carlos do Carmo, Simone de Oliveira e Tonicha.

Nesta edição do Festival da Canção foi feita uma pequena retrospetiva dos vencedores das edições anteriores.

 

Este festival foi ganho pelo tema Conquistador, da autoria de Ricardo Landum (música) e de Pedro Luís (letra), defendido pelos Da Vinci que também alcançaram o Prémio de Interpretação.

O Prémio da Melhor Orquestração foi entregue a Armindo Neves (Partir de mim) e a Carlos Alberto Moniz (Palavras cruzadas).
O diretor oficial do Festival foi o maestro Fernando Correia Martins.

bottom of page