INFORMAÇÃO SOBRE A SELEÇÃO INTERNA PARA O ESC 1988
Em 1988 a RTP não organizou o tradicional Festival da Canção para apurar o tema que a representasse na Irlanda, no Festival Eurovisão da Canção.
A estação pública de televisão pediu a cinco compositores consagrados que apresentassem uma canção cada um, temas estes que juntamente com canção vencedora do Prémio Nacional da Música iriam disputar a passagem para a Irlanda.
Os cinco compositores convidados foram José Calvário, José Cid, Luís Duarte, Luís Pedro Fonseca e Pedro Osório.
Os cantores que deram voz aos cinco temas saídos da criação dos referidos compositores foram respetivamente Dora, José Gonçalo, Luís Duarte, Tó Leal e Glória & José Carvalho.
Dora tinha, assim, duas canções nesta Seleção Interna para o ESC uma por via do Prémio Nacional da Música e outra pelo convite de José Calvário.
Os seis temas foram alvo de uma gravação em estúdio. Estas canções foram levadas ao conhecimento do grande público, mais tarde, após tomada a decisão final, através do programa Deixem passar a música que teve apresentação de Ana Paula Reis, Valentina Torres e de António Sequeira.
O processo de escolha da canção vencedora foi feito internamente, não sendo do conhecimento público a posição de cada tema.
Apenas foi divulgada a informação que tinha sido escolhida a canção Voltarei da autoria de José Niza e José Calvário e interpretada por Dora, para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção.
Esta revelação foi feita no serviço noticioso 24 Horas da RTP.